Sunday, May 29, 2005

AOS CORRUPTOS

NÃO ROUBARÁS


Edmilson Sanches


Quando perguntam à maioria simples do nosso povo sobre o que espera do próximo prefeito de sua cidade, a resposta vem de pronto: que ele, prefeito, não roube.
É assim, em cima da bucha e com o desconfiômetro ligado, que o povo manda o recado curto e grosso para quem pensa em se entronizar em uma das 5.560 vagas que a cada quatro ano são abertas para prefeito no Brasil.
Não roubar não é somente não roubar -- até porque o que ocorre mesmo, legalmente falando, não é roubo. Entretanto, as conseqüências da apropriação do dinheiro público são tão nefastas quanto a violência dos assaltos à mão armada, dos latrocínios (roubo seguido de morte). Daí o povo, na sua simplicidade, estar com a razão: quando prefeitos realizam engenhosas “operações” (i)licitatórias e artifícios contábeis, quando superfaturam preços, em conluio com empreiteiros e empresários de olhos grandes e alma miúda, o que está acontecendo é roubo mesmo.
Por mais silenciosa e sub-reptícia que seja, a improbidade administrativa transveste-se de latrocínio, pois o que é desviado do dinheiro que deveria ser público é, na verdade, desviado da boca que tem fome e sede, da mente que espera educação e do corpo que aguarda saúde. Cada buraco em uma rua tem seu correspondente rombo nas contas de uma prefeitura. Por causa e culpa dessa eterna fome dos “poderosos”, corpos humanos vão-se deteriorando, definhando, desmilingüindo, até a morte. Está criada uma nova tipificação penal: latrocínio político.
As mais recentes pesquisas reforçam o caráter mesquinho e bandoleiro da grandesíssima maioria dos nossos políticos, segundo o que pensa, estatisticamente, o povo brasileiro. Quase 100% dos políticos são considerados desonestos, para ficar em apenas um adjetivo, digamos, mais “educado”.
Se você não acha isso, talvez saiba dizer a resposta ao fato de o Brasil, com tanta riqueza que dizem que ele tem, continuar classificado como país de Terceiro Mundo (porque Quarto Mundo não existe).
Talvez saiba responder para onde vão os mais de 40 bilhões de dólares que anualmente somem em corrupção e desperdício neste País.
Talvez saiba dizer onde foram parar os quase R$ 700 bilhões de dinheiro público comprovadamente desviado, segundo levantamento feito pelo jornal O Dia, do Rio de Janeiro, em outubro de 2001.
Se o roubo, o desvio, o desperdício, a sonegação, a fraude e um sem-número de nomes para as bandalheiras de toda sorte fossem estancados (e não serão, infelizmente...), não existiriam hospitais nem escolas privadas e tudo seria de qualidade.
As altas somas que cruzam fronteiras e vão para o exterior são as mesmas cuja ausência criam crises ao deixarem de chegar ao interior, onde milhões de miseráveis pagam com a fome, a ignorância, a doença, a desesperança e com a própria vida o juro pelo dinheiro que não receberam.
Quem acha que o quadro não tem tintas tão fortes assim, não acredita quando, recentemente, o dono da maior empresa de auditoria declarou à imprensa que em mais de 80% das prefeituras do Brasil os recursos são roubados. Não acredita quando o próprio governo federal tem constatado que na maioria das prefeituras existe corrupção ou desvios graves.
Prefeito é servidor, não é patrão. Prefeito é funcionário do povo e não chefe dele. Precisamos de prefeito que se torne padrão -- e não de prefeito que seja, ou se torne, ladrão.
Quando o povo responde que o que querem ver é prefeito não roubar está dizendo que quer pessoa que tenha e exercite ética. Ética -- total, completa e absolutamente. A ética é assim uma espécie de base, de alicerce, de baldrame ou bastião, sem o que não se firmará de pé qualquer projeto eleitoral sério, qualquer construção política de vergonha.
É claro que também é desejável conhecimento técnico, tino administrativo, espírito de liderança, visão de futuro e, não é pedir demais nos tempos de hoje, alguma formação acadêmica. Mas isso tudo... com ética. Pois, sem o alicerce da ética, mais dia menos dia toda casa desmorona, todo edifício rui, todo prédio desaba, toda construção se destrói, toda casa cai...
Prefeitos ganham salários razoáveis. Se não ganham, peçam para a Câmara aprovar um melhor salário... Mas não roubem. Além do salário, prefeitos têm segurança, transporte, casa e comida praticamente pagos pelo dinheiro do povo, sem falar em verbas do Gabinete e coisa e tal.
Por que será que auditorias sérias nunca são realizadas e, quando o são, não são divulgadas e, quando o são, não há gente processada e, quando o são, não há ninguém condenado e, quando o é, não vai pessoa alguma pra cadeia nem, tampouco, se sabe de dinheiro que tenha retornado?
Falando sério, leitor, está na hora de as pessoas de uma comunidade tomarem mais tino, terem mais coragem, sentirem mais vergonha e tomarem mais providências.
Os políticos sabem que, no Brasil, as pessoas, coletivamente, não têm a mesma disposição que seus vizinhos argentinos e outros sul-americanos.
Os políticos contam com a nossa covardia, com o nosso desencanto, a nossa preguiça. Desse modo, sem maiores ações e reclamações, o político desonesto vai flanando e se multiplicando.
Em época de campanha, pelo menos, quando lhe apresentarem as tais propostas ou programa de governo, saque do bolso um cartão, onde, à maneira dos Dez Mandamentos, estará escrito seu único pedido, sua basilar esperança, seu último grito: “NÃO ROUBARÁS”.

(edmilsonsanches@uol.com.br)

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Muitos podem dizer: "agora que o cara ganhou, todos são amigos dele". Não é o meu caso; já dizia a todos os meus amigos que vc seria eleito e com a maioria absoluta de votos. por quê?
Porque pra prefeito vc tirou cinco mil e poucos votos, quem vota em você é gente que lhe conhece e que tem educação (sabe das coisas, não é teleguiado) então essas pessoas continuarão acreditando em você e, consequentemente votarão novamente.
Dizia também que seria o presidente da câmara, pra colocar moral naquela casa.
Edmilson: fiz minha parte "SOBRETUDO" como eleitor informado que sou, sei que você fará a sua por Imperatriz e, no futuro as pessoas olharão pra trás e dirão: esse é o homem que Imperatriz precisa pra governar nossa cidade!
Sucesso sempre!

7:38 PM  

Post a Comment

<< Home